Acervo

O acervo do Museu Rodas do Tempo é composto de motocicletas, bicicletas motorizadas, scooters, veículos de mais de duas rodas com motorização de motocicleta e bicicletas. Algumas curiosidades mecânicas e uma coleção de brinquedos de época também fazem parte do acervo.

Motos americanas: são três Indians (1935, 1939 e 1946), uma Rokon (1975) e quatro Harleys (1925, 1945, 1946 e 1957). A Indian Chief 1946 entrará em restauração brevemente. Destas Harleys , as de 1925 e 1946 estão, no momento, em restauração. A do ano de 1925 deverá ser incorporada à exposição brevemente. A do ano de 1946, embora exposta no acervo, demanda prazo maior para finalizar a restauração.

Motos européias: do acervo fazem parte motos inglesas como  BSA,  Matchless,  Ariel,  Velocette. Da  Alemanha  estão presentes itens representativos  das marcas BMW, DKW e Rabeneik. Da Itália estão presentes no acervo motocicletas dos fabricantes  Moto Guzzi, Ducati, Mondial e Minarelli. Ainda fazem parte do acervo motocicletas de países como a França, República Tcheca e Suécia.

Motos japonesas: estão expostas motocicletas representativas do três principais fabricantes japoneses; Honda, Yahama e Suzuki. As motocicletas variam em potência, desde as cinquentinhas até as poderosas de mais de mil cilindradas. De motos de rua às de corrida e fora de estrada.

Motos brasileiras: Rodas do Tempo possui em seu acervo uma motocicleta Amazonas que pertenceu à Policia Rodoviária Federal. Trata-se da primeira grande motocicleta feita no Brasil com base num motor Volkswagen. Uma motocicleta Leonette encontra-se em restauração

Bicicletas motorizadas: estão expostos itens representativos de diversas marcas e países. Villiers,  Táxi Mundial Rabeneick,  Peloplás,  Durkopp com motor Vitória, NSU, Benelli,  Puch,  Ciao,  Graziella, Velosolex, Gulivette e Monaretta.

Scooters: fazem parte da exposição: uma Peugeot c/ sidecar, uma Iso, uma Lambretta 150D, uma Lambretta 150LD, uma Lambretta Li, uma Lambretta MS-150 e uma Xispa. Fazem parte do acervo  uma vespa M3, uma Vespa M4. Uma Lambretta Li adaptada para corrida está presente no acervo.

Veículos especiais: fazem parte do acervo três veículos especiais. São veículos de mais de duas rodas que, contudo, possuem motorização adaptada de scooters.  Uma Romi-Isetta, um Messerschmit e um Lambrecar constituem este conjunto.

Bicicletas: cerca de duas dezenas de bicicletas fazem parte do acervo são: Phillips, Raleigh, Schwinn, Gekko, Colmo, Monark, Rabeneick, Rivera, Peugeot, Caloi, Legnano, Colnago e Columbia. Ainda fazem parte do acervo um conjunto de réplicas que procuram mostrar a evolução histórica da bicicleta: celerífero, draisina, boneshaker e biciclo.

O processo de aquisição, restauração e recuperação de motocicletas e outros veículos é constante. O acervo exposto no Rodas do Tempo está em constante alteração com a freqüente inclusão de novos itens.